30 de mai. de 2018

QUESTÕES DE CONCURSO - D. PENAL: CONSUMAÇÃO E TENTATIVA

Consumação e Tentativa

1- FUNDATEC 2018 PC-PA DELEGADO
Analise a seguinte situação hipoteticamente descrita:

Ratão e Cara Riscada, foragidos do sistema prisional gaúcho, dirigiram-se a uma pacata cidade no interior do Estado. Lá chegando, por volta das 11 horas, invadiram uma residência, aleatoriamente, e anunciaram o assalto à Mindinha, faxineira, que estava sozinha na casa. Amarraram a vítima, trancando-a em um dos quartos do imóvel. Os dois permaneceram por aproximadamente 45 minutos no local, buscando objetos e valores. Quando já estavam saindo, carregando um cofre, ouviram um barulho, que identificaram como sendo uma sirene de viatura policial. Temendo serem presos, empreenderam fuga, sem nada levar. Assim que percebeu o silêncio na casa, Mindinha tentou se desamarrar, porém, acabou se lesionando gravemente, ao tentar fazer uso de uma faca, para soltar a corda que a prendia. Socorrida a vítima e acionada a Polícia Civil, restou esclarecido que a sirene supostamente ouvida pelos assaltantes era a sineta de encerramento de aula de uma escola situada ao lado da residência. Os autores do crime foram descobertos em seguida, já que não conheciam a cidade e acabaram chamando a atenção dos moradores.

Assinale a alternativa que corresponde à melhor tipificação a ser atribuída a Ratão e Cara Riscada.

  a) Roubo tentado qualificado pela lesão corporal grave sofrida pela vítima.
  b) Roubo tentado qualificado pela lesão corporal grave e majorado pelo concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima.
  c) Roubo tentado majorado por concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima.
  d) Ambos não responderão pelo crime de roubo, pois ocorreu aquilo que a doutrina compreende como sendo uma desistência voluntária pelos agentes.
  e) De acordo com a doutrina, pode-se dizer que, diante da ocorrência de um obstáculo erroneamente suposto, ambos respondem por tentativa abandonada ou qualificada.

Comentário
Letra 'c' correta. 
Art. 157, § 2º  A pena aumenta-se de 1/3 (um terço) até metade:
II - se há o concurso de duas ou mais pessoas;V - se o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade.

Superveniência de causa independente 
        Art. 20, § 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

-----------------------
2- VUNESP 2018 PREF. DE BAURÚ-SP PROCURADOR
Servidor Municipal, que trabalha como fiscal de posturas públicas, durante fiscalização de rotina, encontra sérias irregularidades na construção de condomínio vertical (prédio residencial de apartamentos). Ao conversar com o construtor e proprietário do imóvel, o servidor ouve dele sugestão de “fechar os olhos” para as irregularidades e receber em troca um apartamento, mas apenas quando o prédio for concluído. O servidor aceita a proposta e não toma qualquer providência quanto às irregularidades. Ainda antes da entrega do apartamento é revelada a “combinação”. É correto afirmar que o servidor

  a) não praticou crime algum, pois o fato criminoso apenas se consumará com o recebimento do apartamento.
  b) não praticou crime algum, pois se trata de crime impossível, na modalidade impropriedade absoluta do meio.
  c) praticou corrupção passiva. 
  d) praticou corrupção passiva, na modalidade tentada. 
  e) é coautor em crime de corrupção ativa.

Comentário
Letra 'c' correta. O agente incorre no crime do art. 317, §1º do CP. 

Corrupção passiva
        Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:
        Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. 

        § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

-----------------------
3- CESPE 2018 ABIN OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA
Maria, esposa de Carlos, que cumpre pena de reclusão, era obrigada por ele, de forma reiterada, a levar drogas para dentro do sistema penitenciário, para distribuição. Carlos a ameaçava dizendo que, se ela não realizasse a missão, seu filho, enteado de Carlos, seria assassinado pelos comparsas soltos. Durante a revista de rotina em uma das visitas a Carlos, Maria foi flagrada carregando a encomenda. Por considerar que estava sob proteção policial, ela revelou o que a motivava a praticar tal conduta, tendo provado as ameaças sofridas a partir de gravações por ela realizadas. Em sua defesa, Carlos alegou que o crime não fora consumado.
- Carlos não será punido, pois, de fato, o crime não se consumou.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
Carlos responde pelo crime de tráfico de drogas consumado, pois é um crime formal (arts. 33 e 40, III da Lei 13.343/06 c/c art. 22 do CP).

Maria cometeu fato típico e ilícito, porém não é culpável, pois agiu sob coação irresistível. 

Coação irresistível e obediência hierárquica

        Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.

Lei 13.343/06
Art. 33.  Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

Art. 40.  As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são aumentadas de um sexto a dois terços, se:
III - a infração tiver sido cometida nas dependências ou imediações de estabelecimentos prisionais, de ensino ou hospitalares, de sedes de entidades estudantis, sociais, culturais, recreativas, esportivas, ou beneficentes, de locais de trabalho coletivo, de recintos onde se realizem espetáculos ou diversões de qualquer natureza, de serviços de tratamento de dependentes de drogas ou de reinserção social, de unidades militares ou policiais ou em transportes públicos;

-----------------------
4- CESPE 2018 DPE-PE DEFENSOR PÚBLICO
Com relação à tentativa, à desistência voluntária e ao arrependimento, assinale a opção correta.

  a) No arrependimento eficaz, o agente interrompe a execução do crime; na desistência voluntária, o resultado é impedido após o agente ter praticado todos os atos.
  b) O arrependimento posterior pode ser aplicado aos crimes cometidos com violência ou grave ameaça.
  c) Em se tratando de tentativa branca ou incruenta, a vítima não é atingida e não sofre ferimentos; se tratar-se de tentativa cruenta, a vítima é atingida e é lesionada.
  d) A diferença entre a tentativa e a tentativa abandonada é que, no primeiro caso, o agente diz “eu consigo, mas não quero” e, no segundo, o agente diz “eu quero, mas não consigo”.
  e) A desistência voluntária e a tentativa abandonada são espécies de arrependimento eficaz.

Comentário
a) No arrependimento eficaz, o resultado é impedido após o agente ter praticado todos os atos; na desistência voluntária, o agente interrompe a execução do crime.

b) Arrependimento posterior
        Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.

c) correto. 

d) A diferença entre a tentativa e a tentativa abandonada é que, no primeiro caso, o agente diz “eu quero, mas não consigo” e, no segundo, o agente diz “eu consigo, mas não quero”.

e) Tentativa abandonada: Desistência voluntária e arrependimento eficaz 
        Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.

-----------------------
5- CESPE 2018 PC-MA ESCRIVÃO
Pune-se a tentativa no crime de

  a) omissão de socorro.
  b) injúria cometida verbalmente.
  c) induzimento a suicídio sem resultado lesivo.
  d) lesão corporal leve dolosa.
  e) homicídio culposo.

Comentário
Letra 'd' correta.

Não cabe a tentativa
Contravenções
Culposos
Habituais
Omissivos próprios
Unissubsistente
Preterdolosos

-----------------------
6- CESPE 2017 TRF1 ANALISTA JUDICIÁRIO
No que concerne à punibilidade da tentativa, o Código Penal adota a teoria objetiva.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 

teoria objetiva/dualista/realista: pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços. 

teoria subjetiva/voluntarística/monista: nos casos em que o crime tentado e consumado recebem a mesma punição. 
Art. 352 - Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivíduo submetido a medida de segurança detentiva, usando de violência contra a pessoa:
        Pena - detenção, de três meses a um ano, além da pena correspondente à violência.

-----------------------
7- CESPE 2017 TRF5 JUIZ FEDERAL
João foi flagrado pela fiscalização, em determinada estação ecológica que proíbe a pesca, portando vara de pescar e com um espécime de peixe ainda vivo. A equipe de fiscalização então devolveu o peixe ao rio no qual ele havia sido pescado. João argumentou que não sabia que era proibido pescar ali e não resistiu à ação da fiscalização.

Nessa situação hipotética, configura-se
  a) desistência voluntária e arrependimento eficaz.
  b) crime tentado.
  c) erro sobre a ilicitude do fato.
  d) crime consumado, mas penalmente irrelevante.
  e) crime impossível.

Comentário
Apesar de haver divergência de entendimentos entre os Tribunais, para o STJ é pacífico que há a incidência do princípio da insignificância. 

STJ: 4. Verifica-se que se insere na concepção doutrinária e jurisprudencial de crime de bagatela a conduta do Recorrente, surpreendido em atividade de pesca com apenas uma vara de pescar retrátil e 240 (duzentos e quarenta) gramas de peixe. 5. Recurso ordinário provido para, aplicando-se o princípio da insignificância, determinar o trancamento da Ação Penal n.º 0056.12.012562-2. (STJ - RHC: 39578 MG 2013/0241325-5, Relator: Ministra LAURITA VAZ, Data de Julgamento: 05/11/2013, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 19/11/2013)

-----------------------
8- FCC 2017 PC-AP DELEGADO
João decide agredir fisicamente Pedro, seu desafeto, provocando-lhe vários ferimentos. Porém, durante a luta corporal, João resolve matar Pedro, realizando um disparo de arma de fogo contra a vítima, sem contudo, conseguir atingi-lo. A polícia é acionada, separando os contendores. Diante do caso hipotético, João responderá 

  a) apenas por lesões corporais. 
  b) apenas por tentativa de homicídio. 
  c) por rixa e disparo de arma de fogo. 
  d) por lesões corporais consumadas e disparo de arma de fogo. 
  e) por lesões corporais consumadas e homicídio tentado. 

Comentário
Letra 'b' correta. Houve a progressão criminosa, que se configura quando o agente modifica seu dolo e decide praticar crime mais grave, aplicando-se o princípio da consunção. O crime complexo, o crime progressivo e a progressão criminosa são desdobramentos do princípio da consunção. 

-----------------------
9- FAURGS 2017 TJ-RS ANALISTA JUDICIÁRIO
"A" dispara dois tiros contra "B" que acabara de agredir violentamente seu marido. Entretanto, diante da imperícia de "A" no manuseio da arma de fogo, o tiro atinge "C", uma senhora de 80 anos, que vem a falecer. A esse respeito, é correto afirmar que "A" 

  a) praticou o homicídio sob o abrigo da legítima defesa putativa de terceiro, excludente da ilicitude.
  b) responderá por tentativa de homicídio privilegiado. 
  c) responderá por homicídio privilegiado consumado.
  d) responderá por tentativa de homicídio privilegiado contra "B" e homicídio culposo contra "C".
  e) responderá por homicídio privilegiado consumado contra "B", qualificado por ser a vítima maior de 60 anos.

Comentário
Letra 'c' correta. Responderá o agente por homicídio privilegiado consumado, não sendo aplicável o instituto da legítima defesa, pois nesta deve o agente repelir a injusta agressão que seja atual o iminente, e, pela narrativa do enunciado, 'B' acabara de agredir o marido. Ocorreu o aberratio ictus (Erro na execução): Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código.

Outro aspecto é que a legítima defesa putativa é uma descriminante putativa (art. 20, §1º, do CP). A legítima defesa putativa pressupõe atos que, se existissem, tornaria legítima a ação.

A legítima defesa putativa, segundo a teoria limitada da culpabilidade, recai sobre os pressupostos fáticos de uma causa de tipificação, razão porque exclui o dolo, mas permite punição do fato como culposo.

Art. 20, § 1º - É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo. 

-----------------------
10- CESPE 2017 TRE-BA ANALISTA JUDICIÁRIO
Pedro, José e Alfredo integram uma organização criminosa que opera com tráfico de drogas e comete vários crimes na periferia de uma grande cidade brasileira. José ocupa uma posição mais alta na organização, sendo responsável por punir quem não correspondesse às expectativas do grupo. Certo dia, tendo Alfredo falhado na cobrança de uma dívida do tráfico, José, com a ajuda de Pedro, deu-lhe uma surra. Com o objetivo de se vingar de ambos, Alfredo armou um plano para acabar com a vida de José e atribuir a responsabilidade a Pedro. Assim, durante um tiroteio entre integrantes da organização criminosa e policiais, Alfredo, apontando na direção de José, que estava atrás de um arbusto, orientou Pedro a atirar nele, sob a alegação de que se tratava de um policial. O tiro atingiu José e Alfredo fugiu. Tendo percebido o erro, Pedro levou José ao hospital, o que evitou sua morte.

Considerando que, conforme o Código Penal, o crime de homicídio consiste em matar alguém e o crime de lesão corporal em ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, assinale a opção correta a respeito da responsabilização de Alfredo e Pedro na situação hipotética apresentada. 

  a) Pedro não será responsabilizado pela prática de crime, em razão do erro sobre pessoa, e Alfredo responderá por tentativa de homicídio.
  b) Alfredo será responsabilizado por tentativa de homicídio e Pedro por lesão corporal.
  c) Nem Alfredo nem Pedro serão responsabilizados pela prática de crime, já que Pedro impediu a morte de José.
  d) Tanto Pedro quanto Alfredo responderão por tentativa de homicídio.
  e) Pedro não será responsabilizado pela prática de crime, por estar configurada discriminante putativa, e Alfredo responderá por lesão corporal.

Comentário
Letra 'b' correta. 

Alfredo instigou Pedro a cometer um homicídio, mas o delito não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade. Incorre nas penas do art. 121, §2º, VII c/c art. 14, II, ambos do CP. 

Art. 121, § 2° Se o homicídio é cometido:
        VII – contra autoridade ou agente descrito nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição:
        Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

Pedro tinha  intuito de matar policial, mas aplica-se o instituto do arrependimento eficaz, pois impediu que o resultado se produzisse, ficando incurso nas penas do art. 129, §12º, c/c art. 15, ambos do CP. 

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
        Pena - detenção, de três meses a um ano.
        § 12. Se a lesão for praticada contra autoridade ou agente descrito nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição, a pena é aumentada de um a dois terços. 

Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.

-----------------------
11- IBADE 2017 PC-AC DELEGADO
Austregésilo, verbalizando seu animus necandi, aponta uma arma de fogo municiada para Aristóteles. Este, todavia, consegue entrar em luta corporal com Austregésilo, apossando-se da arma de fogo antes do acionamento do gatilho. Considerando o caso proposto, é correto afirmar que: 

  a) pela teoria objetivo-subjetiva, a conduta não saiu da esfera dos atos preparatórios, já que o não acionamento do gatilho faz com que se pressuponha a inexistência de vontade de realização do tipo.
  b) pela teoria subjetiva, só haverá tentativa de homicídio se a ação foi representada pelo autor como executiva. 
  c) pela teoria objetiva individual, há homicídio, na forma tentada, independentemente do plano do autor.
  d) pela teoria objetiva formal, há homicídio, na forma tentada.
  e) pela teoria objetiva material, a conduta não saiu dos atos preparatórios concernentes ao homicídio. 

Comentário
Letra 'b' correta. 

a, c) - teoria objetivo-subjetiva / objetiva-individual: considera se a ação foi representada pelo autor como executiva e considera os atos imediatamente anteriores à prática do verbo do tipo penal, quando ele está com a intenção de iniciar o crime. Ou seja, a execução tem início se havia no agente o ânimo de furtar, roubar, matar etc., e se ele praticou algum ato que o levasse a subtrair, matar etc. Ex: sacar arma municiada e apontar na direção da vítima, numa tentativa de homicídio; pular muro de uma casa que pretende furtar. 

b) - teoria subjetiva: não diferencia os atos preparatórios dos atos executórios, pois em os o agente já demonstrou a sua intenção de iniciar o crime. O agente demonstra a sua intenção delituosa e pratica ato que leva a realização do tipo penal. Ex: "Tício querendo matar Mévio esconde uma faca na cintura e vai em sua busca, mas antes de encontrá-lo é abordado pela polícia, que descobre a sua faca". É um mero ato preparatório, mas por essa teoria, Tício responderia por tentativa de homicídio. 

d) - teoria objetiva formal: considera que o início da execução ocorre com a realização do verbo núcleo do tipo penal. Ex: Apontar arma e disparar contra a vítima. Por essa teoria, o ato de apontar é meramente preparatório, já o ato de atirar é o início da execução, que pode ou não se consumar.

e) - teoria objetiva material: não se avalia o elemento subjetivo, pois considera os últimos atos anteriores àqueles que conduziriam à execução. Ou seja, os atos executórios não são apenas aqueles que realizariam o verbo do tipo (matar, subtrair), mas também aqueles imediatamente anteriores ao início da ação típica. Não é utilizada pela legislação brasileira, pois fica a critério do terceiro observador (o juiz). Ex: apontar uma arma municiada para alguém.

-----------------------
12- UFMT 2016 DPE-MT DEFENSOR PÚBLICO
Em relação aos crimes, é INCORRETO afirmar:

  a) Crimes de mera conduta são de consumação antecipada.  
  b) Nos denominados crimes materiais, o tipo penal descreve a conduta e o resultado naturalístico exigido. 
  c) No crime preterdoloso, a totalidade do resultado representa um excesso de fim (isto é, o agente quis um minus e ocorreu um majus), de modo que há uma conjugação de dolo (no antecedente) e culpa (no subsequente).  
  d) Crimes de forma livre são aqueles que admitem qualquer meio de execução.  
  e) Crimes transeuntes são aqueles que não deixam vestígios materiais. 

Comentário
Letra 'a' incorreta/gabarito. Os crimes formais são de consumação antecipada, pois apesar do tipo penal descrever a conduta e o resultado, este não precisa ocorrer para o delito se configurar como consumado. Nos crimes de mera conduta há apenas a descrição da conduta no tipo penal, sem menção a resultado naturalístico, exemplo é o crime de porte ilegal de armas. 

-----------------------
13- CESPE 2015 DPE-PE DEFENSOR PÚBLICO
O STJ tem firmado entendimento de que, na tentativa incruenta de homicídio qualificado, deve-se reduzir a pena eventualmente aplicada ao autor do fato em dois terços.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 
STJ: 2. Na tentativa de homicídio em que a vítima escapa ilesa ou sem graves lesões o iter criminis percorre seu estágio inicial, impondo-se a redução da pena em sua fração máxima de 2/3 (dois terços). (STJ - REsp: 1327433 PR 2012/0116999-6, Relator: Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, Data de Julgamento: 18/06/2014, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicação: DJe 04/08/2014)

-----------------------
14- CESPE 2014 TJ-DFT JUIZ 
Em cada uma das opções seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz dos institutos da tentativa e da consumação delitiva. Assinale a opção em que a assertiva está correta.

  a) Mateus tinha em seu poder fotos íntimas de sua ex-namorada Lúcia. Após o fim do namoro, ele exigiu de Lúcia o pagamento de determinada quantia em dinheiro para não publicar as fotos na Internet. Mateus não publicou as fotos e, antes de receber o valor exigido, foi preso. Nessa situação, deve ser imputado a Mateus o crime de tentativa de extorsão.
  b) Ana atirou, intencionalmente, ácido sulfúrico na direção do rosto de César, seu inimigo, que se desviou a tempo e escapou ileso do ataque. Nessa situação, Ana deve responder por tentativa de lesão corporal gravíssima.
  c) Jorge foi detido, em sua residência, pela polícia, na posse de carro cuja numeração do chassi ele havia adulterado para posterior venda. Nessa situação, Jorge deve ser responsabilizado pela prática de tentativa de estelionato, entre outros crimes.
  d) Mauro, sabendo que sua vizinha, Maria, apresentava quadro depressivo e considerava pôr fim à própria vida, entregou-lhe uma dose letal de veneno. Maria, no entanto, deixou cair parte da dose, tendo ingerido apenas pequena porção do veneno e, após lavagem estomacal, sobreviveu sem danos físicos. Nessa situação, deve ser imputada a Mauro a prática de auxílio a suicídio.
  e) Silas, que cumpre pena por sentença transitada em julgado, foi escoltado para assistir ao enterro da mãe. No cemitério, ele agrediu e feriu o policial que o escoltava e correu em direção ao portão de entrada, tendo sido detido por populares antes de sair do local. Nessa situação, Silas deverá responder por tentativa de evasão, com redução de pena entre um e dois terços.

Comentário
a) extorsão é crime formal, consuma-se independente da obtenção da vantagem. 

Extorsão
        Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:
        Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
        § 1º - Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade.
        § 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior. 
        § 3o  Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2º e 3º, respectivamente.  

b) correto. 

c) Adulteração de sinal identificador de veículo automotor 
        Art. 311 - Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento:
        Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa. 

d) conduta atípica, pois não houve lesões corporais de natureza grave. 

Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio
        Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:
        Pena - reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
        Parágrafo único - A pena é duplicada:
        Aumento de pena
        I - se o crime é praticado por motivo egoístico;
        II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.

e) Evasão mediante violência contra a pessoa
        Art. 352 - Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivíduo submetido a medida de segurança detentiva, usando de violência contra a pessoa:
        Pena - detenção, de três meses a um ano, além da pena correspondente à violência.








(q. 60)
-----------------------
Referências 
QCONCURSOS. Questões de ConcursoQConcursos. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-penal/tipicidade/consumacao-e-tentativa> Acesso em: 30 mai 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário