12 de ago. de 2018

QUESTÕES DE CONCURSO - D. PREVIDENCIÁRIO: REGIMES COMPLEMENTARES DE PREVIDÊNCIA

Regimes Complementares de Previdência

1- CESPE 2018 EMAP ANALISTA PORTUÁRIO
A previdência privada, ou previdência complementar, é um sistema de caráter compulsório em que se acumulam recursos para a garantia de renda mensal futura.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
Lei 8.213/91
Art. 2º A Previdência Social rege-se pelos seguintes princípios e objetivos:
VII - previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional;

-----------------------
2- CESPE 2018 EMAP ANALISTA PORTUÁRIO
Existem duas modalidades de plano de previdência privada: a entidade aberta de previdência complementar (EAPC), também chamada de fundo de pensão, que pode ser contratada por qualquer pessoa; e a entidade fechada de previdência complementar (EFPC), destinada a grupos específicos, tais como empregados de uma empresa.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
EFPC: são os fundos de pensão (sem fins lucrativos). 
EAPC: com fins lucrativos. 

-----------------------
3- CESPE 2018 EMAP ANALISTA PORTUÁRIO
Tanto patrocinadores quanto instituidores poderão criar planos de benefícios de entidades fechadas, sendo facultada, em ambos os casos, a previsão dos institutos do resgate e da portabilidade nesses planos.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
previdência complementar aberta: portabilidade e resgate.

previdência complementar fechada: benefício proporcional diferido, portabilidade, resgate e autopatrocínio.

-----------------------
4- CESPE 2018 STJ ANALISTA JUDICIÁRIO
Na previdência complementar fechada, mediante o exercício da portabilidade, é possível ao participante, transferir, de uma entidade a outra, o direito acumulado, ainda que no curso do vínculo de emprego com o patrocinador.
 Certo Errado

Comentário
Errado.
LC 109/2001
Art. 14, § 1º Não será admitida a portabilidade na inexistência de cessação do vínculo empregatício do participante com o patrocinador.

Art. 27, § 2º É vedado, no caso de portabilidade:
        I - que os recursos financeiros transitem pelos participantes, sob qualquer forma; e
        II - a transferência de recursos entre participantes.

-----------------------
5- IBADE 2017 IPERON-RO ANALISTA
Lucas é brasileiro e trabalha para a União, no exterior, em organismo internacional no qual o Brasil é membro efetivo, não sendo segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio. Neste caso, Lucas é segurado:

  a) de Regime Próprio de Previdência. 
  b) obrigatório da Previdência Social.
  c) facultativo da Previdência Social.
  d) de Regime de Previdência Complementar.
  e) de Regime de Previdência Suplementar. 

Comentário
Letra 'b' certa. 
Lei 8.213/91

Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: 
I - como empregado:
e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio;

V - como contribuinte individual:
e) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social;

-----------------------
6- FCC 2017 TRT21 ANALISTA JUDICIÁRIO
Conforme legislação que regula a Previdência Complementar, as entidades fechadas de previdência complementar terão estrutura mínima composta por 

  a) conselho deliberativo, diretoria-executiva e conselho fiscal. 
  b) diretoria-executiva, conselho de administração e conselho fiscal. 
  c) diretoria-executiva, conselho fiscal e conselho consultivo. 
  d) conselho deliberativo, conselho consultivo e conselho de administração. 
  e) diretoria-executiva, conselho fiscal e diretoria financeira.

Comentário
Letra 
LC 109/2001
Art. 35. As entidades fechadas deverão manter estrutura mínima composta por conselho deliberativo, conselho fiscal e diretoria-executiva.

-----------------------
7- FCC 2017 TRF5 ANALISTA JUDICIÁRIO
De acordo com a Lei Complementar n° 109/2001, com relação aos planos de benefícios instituídos por entidades abertas, considere:

I. Os planos de benefícios instituídos por entidades abertas poderão ser coletivos, sendo que nesses casos terão por objetivo garantir benefícios previdenciários a pessoas físicas vinculadas, direta ou indiretamente, a uma pessoa jurídica contratante.

II. É vedada à entidade aberta a contratação de plano coletivo com pessoa jurídica cujo objetivo principal seja estipular, em nome de terceiros, planos de benefícios coletivos.

III. Observados os conceitos, a forma, as condições e os critérios fixados pelo órgão regulador, é assegurado aos participantes o direito à portabilidade, exceto para plano de benefício de entidade fechada, sendo que a portabilidade caracteriza resgate.

IV. É vedado, no caso de portabilidade: que os recursos financeiros transitem pelos participantes, sob qualquer forma; e a transferência de recursos entre participantes.

Está correto o que se afirma APENAS em
 
  a) II e IV. 
  b) I, II e III. 
  c) I, II e IV. 
  d) III e IV. 
  e) I e III. 

Comentário
LC 109/2001

I-
 certo. 
Art. 26. Os planos de benefícios instituídos por entidades abertas poderão ser:
        I - individuais, quando acessíveis a quaisquer pessoas físicas; ou
        II - coletivos, quando tenham por objetivo garantir benefícios previdenciários a pessoas físicas vinculadas, direta ou indiretamente, a uma pessoa jurídica contratante.

II- certo. 
Art. 26, § 6º É vedada à entidade aberta a contratação de plano coletivo com pessoa jurídica cujo objetivo principal seja estipular, em nome de terceiros, planos de benefícios coletivos.

III- errado. 
Art. 27. Observados os conceitos, a forma, as condições e os critérios fixados pelo órgão regulador, é assegurado aos participantes o direito à portabilidade, inclusive para plano de benefício de entidade fechada, e ao resgate de recursos das reservas técnicas, provisões e fundos, total ou parcialmente.

        § 1º A portabilidade não caracteriza resgate.

IV- certo.
Art. 27, § 2º É vedado, no caso de portabilidade:
        I - que os recursos financeiros transitem pelos participantes, sob qualquer forma; e
        II - a transferência de recursos entre participantes.

-----------------------
8- CESPE 2016 PGE-AM PROCURADOR DO ESTADO
A previdência complementar privada é de caráter facultativo, possui natureza jurídica contratual sui generis e é organizada de forma autônoma relativamente ao regime geral de previdência social.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 
CF- Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

-----------------------
9- CESPE 2016 FUNPREPS-JUD ANALISTA
Define-se portabilidade como a faculdade de o participante de plano de benefícios de entidade de previdência complementar fechada transferir os recursos financeiros correspondentes ao seu direito acumulado para outro plano de benefícios de caráter previdenciário operado por entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora autorizada a operar o referido plano.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 
LC 109/2001
Art. 14, II - portabilidade do direito acumulado pelo participante para outro plano;

-----------------------
10- CESPE 2016 TCE-PA AUDITOR
É competência privativa da União legislar sobre previdência social, sendo, portanto, vedado aos estados e ao Distrito Federal legislar sobre essa matéria.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
Seguridade Social: competência privativa da União

Previdência Social: competência concorrente da União, aos Estados e ao Distrito Federal.


-----------------------
11- FCC 2016 PGE-MT PROCURADOR DO ESTADO
Quanto aos regimes de previdência social previstos na Constituição Federal do Brasil, é correto afirmar: 

  a)  No Regime Próprio da Previdência Social é vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria, ressalvados exclusivamente os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, definidos em lei complementar. 
  b) Os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social serão aposentados compulsoriamente, aos setenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. 
  c) É permitido o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios na qualidade de patrocinador, situação na qual a sua contribuição normal poderá exceder em até 50% a do segurado. 
  d) O Regime de Previdência Privada terá caráter complementar e será organizado de forma vinculada ao Regime Geral de Previdência Social, observando o aspecto contributivo, a filiação obrigatória, e a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial
  e) A compensação financeira entre os regimes recompõe o equilíbrio atuarial dos regimes de previdência, havendo permissivo constitucional para que, em caso de aposentadoria, seja assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na Administração pública e na atividade privada, rural e urbana. 

Comentário
a) RPPS: Art. 40, § 4º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: 
I- portadores de deficiência; 
II- que exerçam atividades de risco; 
III- cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física

RGPS: Art. 201, § 1º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e quando se tratar de segurados portadores de deficiência, nos termos definidos em lei complementar. 

b) Lei .8213/91- Art. 51. A aposentadoria por idade pode ser requerida pela empresa, desde que o segurado empregado tenha cumprido o período de carência e completado 70 (setenta) anos de idade, se do sexo masculino, ou 65 (sessenta e cinco) anos, se do sexo feminino, sendo compulsória, caso em que será garantida ao empregado a indenização prevista na legislação trabalhista, considerada como data da rescisão do contrato de trabalho a imediatamente anterior à do início da aposentadoria.

Aposentadoria Compulsória no RPPS: 75 anos, homem ou mulher

Aposentadoria Compulsória no RGPS: 70 anos homem e 65 anos mulher

c) Art. 202, § 3º É vedado o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas, salvo na qualidade de patrocinador, situação na qual, em hipótese alguma, sua contribuição normal poderá exceder a do segurado.

d) Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

e) correto. Art. 201, § 9º Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.

-----------------------
12- CESPE 2016 TCE-SC AUDITOR FISCAL
A previdência social compreende tanto os regimes públicos — regime geral de previdência social (RGPS) e regime próprio de previdência social (RPPS) — como o regime privado — regime de previdência complementar (RPC). Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

Situação hipotética: Maria, servidora pública federal desde 2004, ocupante de cargo efetivo na autarquia Y, é filiada obrigatória do RPPS e possui, ainda, plano de benefício complementar administrado pela fundação X — entidade fechada de previdência complementar patrocinada pela autarquia Y. 
Assertiva: Nesse caso, a contribuição da autarquia Y para o RPPS não poderá ser inferior à contribuição devida por Maria e a contribuição para a previdência complementar não poderá ser superior àquela devida por Maria.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 

a contribuição da autarquia Y para o RPPS não poderá ser inferior à contribuição devida por Maria:

Lei 9.717/98- Art. 2º A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social (RPPS) a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição

a contribuição para a previdência complementar não poderá ser superior àquela devida por Maria

Art. 202, § 3º É vedado o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas, salvo na qualidade de patrocinador, situação na qual, em hipótese alguma, sua contribuição normal poderá exceder a do segurado.

-----------------------
13- CESPE 2016 FUNPRESP-EXE 
O gozo do direito aos benefícios de regime de previdência privada patrocinada pelo empregador depende da concessão do benefício correspondente do regime geral de previdência social.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
LC 109/2001- Art. 68, § 2º A concessão de benefício pela previdência complementar não depende da concessão de benefício pelo regime geral de previdência social.

CF- Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

-----------------------
14- CESPE 2016 FUNPRESP-EXE 
Considerando que Caio seja motorista de ônibus empregado da pessoa jurídica Ômega, que fornece como benefício contratual trabalhista um plano de benefícios de entidade patrocinadora de previdência aos seus empregados, julgue o próximo item, no que se refere aos regimes de previdência e ao regramento constitucional da previdência complementar.

Caio é segurado do regime geral de previdência social e participante de previdência complementar fechada.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 
Caio é empregado da empresasegurado pelo RGPS. 

a empresa fornece como benefício contratual trabalhista um plano de benefícios de entidade patrocinadora de previdência aos seus empregados: Caio participa do Regime de Previdência Complementar da empresa. 

Obs.: Comentário de Gabriel C. no qconcursos (Q616102) ↓

-  Previdência Complementar Privada Aberta
É quando qualquer pessoa pode dela participar, por exemplo, uma criança que acabou de nascer, o pai dela pode ir ao banco e fazer uma previdência complementar para esta criança.

-  Previdência Complementar Privada Fechada
É quando um grupo de pessoas pode participar daquela previdência complementar, essas pessoas são os empregados de uma determinada empresa, por exemplo, a PREVI é uma previdência complementar privada fechada porque só quem pode participar da PREVI são os empregados do Banco do Brasil, o mesmo ocorre para a PETROS, que são para os empregados da Petrobrás, a FUNEFI que são os empregados da Caixa Econômica Federal. Qualquer empresa pode instituir uma previdência complementar privada fechada para os seus empregados.

-  Previdência Complementar Pública Fechada
A previdência complementar de natureza pública que trata os §14, §15 e §16 do art. 40 da Constituição Federal é apenas para servidor público amparado pelo regime próprio.
O objetivo da Previdência Complementar Pública é como o próprio nome já diz complementar o regime próprio. Exemplo, a pessoa é vinculada ao Regime Próprio ai ela acha que a aposentadoria que o Regime Próprio vai pagar para ela é pouco, com isso ela faz a adesão a uma previdência complementar pública.

Atualmente só existe um exemplo de previdência pública para ser citado que é a FUNPRESP. A FUNPRESP é uma previdência complementar pública que foi criada pela União, para participar da FUNPRESP você tem que ser um Servidor Público amparado pelo Regime Próprio, então por isso que ela é fechada. 

-----------------------
15- CESPE 2016 FUNPRESP-EXE 
As entidades de previdência complementar somente poderão instituir e operar planos de benefícios se especificamente autorizados pelo órgão fiscalizador e regulador.
 Certo Errado

Comentário
Certo. 
LC 109/2001- Art. 6º As entidades de previdência complementar somente poderão instituir e operar planos de benefícios para os quais tenham autorização específica, segundo as normas aprovadas pelo órgão regulador e fiscalizador, conforme disposto nesta Lei Complementar.






(q. 80)
-----------------------
Referências 
QCONCURSOS. Questões de ConcursoQConcursos. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-previdenciario/regimes-da-previdencia-social/regimes-complementares-de-previdencia-privada-e-publica> Acesso em: 12 ago 2018

2 comentários:

  1. Obrigada por disponibilizar as questões juntamente com os comentários.

    ResponderExcluir