12 de jun. de 2018

QUESTÕES DE CONCURSO - D. PENAL: PRINCÍPIOS LIMITADORES DO PODER PUNITIVO ESTATAL

Princípios Limitadores do Poder Punitivo Estatal

1- FUNDEP 2018 MPE-MG PROMOTOR DE JUSTIÇA
Analise as afirmações adiante e, à luz da doutrina, assinale a alternativa INCORRETA:

  a) Norma penal em branco ao revés (ou invertida) é aquela em que a complementação se dá no preceito sancionador e não no mandamento proibitivo. 
  b) O princípio da intervenção mínima do Direito Penal encontra fundamento no caráter de sua subsidiariedade e no princípio da intranscendência. 
  c) Pelo princípio da confiança, todo aquele que se conduz com observância ao dever de cuidado objetivo exigido, pode esperar que os demais co-participantes de idêntica atividade procedam do mesmo modo.
  d) Entre outras características, o Direito Penal tem natureza constitutiva e sancionatória.

Comentário
a) - norma penal em branco: É aquela que a descrição da conduta, a descrição do preceito primário está incompleto e precisa, então, de outra lei para completá-lo, ou seja, seu complemento será provido por outra lei. Na norma penal em branco, o preceito secundário, a punição, estará determinado e clarificado, mas o preceito primário, por estar incompleto e ser necessário entender sua esfera de aproveitamento, será fornecido por outro dispositivo legal, decretos, regulamentos e portarias. 

norma penal ao revés/incompleta/imperfeita: Nesse tipo de norma, é a sanção que está incompleta e precisa recorrer-se a uma outra norma para se conhecer a sanção. Tem-se o exemplo da Lei 2.889/56 que versa sobre o genocídio, mas o preceito secundário, a punição, aponta para as penas do art. 121 do Código Penal. 

b) incorreta/gabarito. O princípio da intervenção mínima do Direito Penal encontra fundamento no caráter de sua subsidiariedade e fragmentariedade

Decorre do princípio da intervenção mínima o princípio da fragmentariedade e da subsidiariedadeSubsidiário porque o direito penal subsidia os outros ramos do direito. Nas situações que outros ramos não conseguem resolver, o direito penal, com seu caráter subsidiário, resolve. É fragmentário porque apenas protege os bens jurídicos mais importantes. E ainda assim, fragmenta o bem jurídico a ser protegido para que o direito penal incida apenas nas formas de lesões mais necessárias a esse bem. Não são todos os bens atacados por determinadas condutas que serão protegidos pelo Direito Penal, ele apenas foca-se naquelas situações de lesividade importante ao bem a ser protegido, por isso caráter fragmentário.

c) princípio da confiança: fundamenta-se no sentido de que uma pessoa molda sua conduta nas esteiras da legalidade e espera que todos os outros também assim aja. 

d) natureza constitutiva: o Direito Penal protege interesses não regulados por outras áreas do Direito. 

natureza sancionatória: o Direito Penal protege bens jurídicos disciplinados por outras áreas do Direito. 

-----------------------
2- MPE-MS 2018 PROMOTOR DE JUSTIÇA
Assinale a alternativa correta.

  a) Nos delitos de acumulação, não é possível a aplicação da teoria da bagatela em cada conduta individualmente considerada, mas apenas como resultado da análise da somatória de condutas.
  b) O controle jurisdicional abstrato da norma incriminadora não pode ser feito com fundamento no princípio da lesividade.
  c) Somente nas hipóteses de leis excepcionais, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas provisórias podem regular matéria penal.
  d) O princípio da fragmentariedade relativiza o concurso entre causas de aumento e diminuição de penas.
  e) O princípio da legalidade admite ser afastado ante a incidência do princípio da proteção deficiente.

Comentário
a) correto. Nos crimes de acumulação uma única conduta considerada de per si, não causa danos ao bem jurídico tutelado, mas o acúmulo de tais condutas podem trazer um grande estrago. Como exemplo tem-se o art. 34 da Lei 9.605/98, que proíbe a pesca em período no qual ela é proibida ou proibida em lugares interditados por órgão competente. A pesca de um único peixe, por uma única pessoa, em local interditado não trará grandes estragos à fauna marinha, mas se considerar muitas pessoas pescando naquele local, a ofensa ao bem jurídico protegido pode ser de grandes proporções. Assim, nos delitos de acumulação, não é possível a aplicação da teoria da bagatela em cada conduta individualmente considerada, mas apenas como resultado da análise da somatória de condutas.

b) o controle jurisdicional abstrato da norma incriminadora pode ser feito com fundamento no princípio da lesividade. Para que se justifique a execução da lei penal é necessário que haja uma lesão ao bem jurídico importante protegido pelo Direito Penal ou que esse bem jurídico esteja em perigo dessa lesão acontecer.

c) CF- Art. 62, § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
I – relativa a:
b) direito penal, processual penal e processual civil;

d) no concurso de causas de aumento ou de diminuição o juiz pode se limitar a um só aumento ou diminuição, mas deve se prevalecer da causa que MAIS aumente ou mais diminua. Ou seja, não há uma relativização, porquanto se limitada a causa de aumento, será escolhida a que mais aumente. 

Art. 68, Parágrafo único - No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.

e) "Por força do princípio da proibição de proteção deficiente nem a lei nem o Estado pode apresentar insuficiência em relação à tutela dos direitos fundamentais, ou seja, ele cria um dever de proteção para o Estado (ou seja: para o legislador e para o juiz) que não pode abrir mão dos mecanismos de tutela, incluindo-se os de natureza penal, para assegurar a proteção de um direito fundamental" (GOMES, Luiz Flávio. Princípio da proibição de proteção deficiente. Disponível em <http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=2009120712405123>  Acesso em: 12 jun 2018)

-----------------------
3- FCC 2018 DPE-AP DEFENSOR PÚBLICO
O princípio

  a) da proporcionalidade é garantido pela Lei de Execução Penal ao punir da mesma forma a falta disciplinar tentada e consumada.
  b) da taxatividade é observado na previsão legal das faltas disciplinares de natureza grave, uma vez que a Lei de Execução Penal não prevê tipos de faltas abertas.
  c) da anterioridade da lei penal é aplicado se sobrevier lei que agrave o lapso temporal para a progressão de regime, que só passa a valer para os crimes cometidos a partir de sua vigência.
  d) da humanidade das penas é plenamente cumprido na execução das penas no Brasil, a despeito da superlotação das unidades prisionais.
  e) da ampla defesa é garantido pela Lei de Execução Penal ao prever a possibilidade de indicação de testemunhas e todos os meios de prova em juízo na apuração de falta disciplinar.

Comentário
a) se o princípio da proporcionalidade fosse garantido pela LEP as faltas tentadas não seriam punidas da mesma forma como as consumadas. 

Art. 49. As faltas disciplinares classificam-se em leves, médias e graves. A legislação local especificará as leves e médias, bem assim as respectivas sanções.
Parágrafo único. Pune-se a tentativa com a sanção correspondente à falta consumada.

b) há na LEP dispositivos com redações abertas, que podem ser violados com diversas condutas que não estão taxativamente previstas nos tipos penais. 

Art. 50. Comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que:
I - incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina;

c) correto. 

d) assertiva em contrário a verdadeira realidade das unidades prisionais no Brasil.

e) a falta disciplinar não é apurada em juízo, mas em processo administrativo. 

Art. 59. Praticada a falta disciplinar, deverá ser instaurado o procedimento para sua apuração, conforme regulamento, assegurado o direito de defesa.
Parágrafo único. A decisão será motivada.

Art. 60. A autoridade administrativa poderá decretar o isolamento preventivo do faltoso pelo prazo de até dez dias. A inclusão do preso no regime disciplinar diferenciado, no interesse da disciplina e da averiguação do fato, dependerá de despacho do juiz competente. 
Parágrafo único. O tempo de isolamento ou inclusão preventiva no regime disciplinar diferenciado será computado no período de cumprimento da sanção disciplinar. 

-----------------------
4- CESPE 2018 PC-MA INVESTIGADOR DE POLÍCIA
O princípio da legalidade compreende

  a) a capacidade mental de entendimento do caráter ilícito do fato no momento da ação ou da omissão, bem como de ciência desse entendimento.
  b) o juízo de censura que incide sobre a formação e a exteriorização da vontade do responsável por um fato típico e ilícito, com o propósito de aferir a necessidade de imposição de pena.
  c) a oposição entre o ordenamento jurídico vigente e um fato típico praticado por alguém capaz de lesionar ou expor a perigo de lesão bens jurídicos penalmente protegidos.
  d) a obediência às formas e aos procedimentos exigidos na criação da lei penal e, principalmente, na elaboração de seu conteúdo normativo.
  e) a conformidade da conduta reprovável do agente ao modelo descrito na lei penal vigente no momento da ação ou da omissão.

Comentário
a) imputabilidade
b) culpabilidade
c) antijuridicidade
d) correto
e) tipicidade

-----------------------
5- FAPEMS 2018 PC-MS DELEGADO
Com relação aos princípios aplicáveis ao Direito Penal, em especial no que se refere ao princípio da adequação social, assinale a alternativa correta.

  a) O Direito Penal deve tutelar bens jurídicos mais relevantes para a vida em sociedade, sem levar em consideração valores exclusivamente morais ou ideológicos. 
  b) só se deve recorrer ao Direito Penal se outros ramos do direito não forem suficientes.
  c) Deve-se analisar se houve uma mínima ofensividade ao bem jurídico tutelado, se houve periculosidade social da ação e se há reprovabilidade relevante no comportamento do agente. 
  d) Não há crime se não há lesão ou perigo real de lesão a bem jurídico tutelado pelo Direito Penal.
  e) Apesar de uma conduta subsumir ao modelo legal, não será considerada típica se for historicamente aceita pela sociedade.

Comentário
a) princípio da fragmentariedade.
b) princípio da intervenção mínima.
c) princípio da bagatela.
d) princípio da ofensividade ou da lesividade.
e) correto. 

-----------------------
6- MPE-RS 2017 PROMOTOR DE JUSTIÇA
Assinale a alternativa INCORRETA. 

  a) Para a teoria da conditio sine qua non, se a vítima morre quando poderia ter sido salva, caso levada, logo após o fato, a atendimento médico, responde o agente da ação com animus necandi por homicídio consumado. Mas, se levada a socorro em hospital, morresse por efeito de substância tóxica ministrada por engano pela enfermeira, o agente responderia por tentativa de homicídio e não por homicídio consumado.
  b) Para a teoria da imputação objetiva, o ato de imputar significa atribuir a alguém a realização de uma conduta criadora de um risco relevante e juridicamente proibido e a produção de um resultado jurídico. Pressupõe um perigo criado pelo agente e não coberto por um risco permitido dentro do alcance do tipo. O risco permitido conduz à atipicidade, e o risco proibido, quando relevante, à tipicidade. A imputação objetiva constitui elemento normativo implícito do tipo penal.
  c) Os princípios da adequação social e da insignificância, sugeridos pela doutrina, servem de instrumentos de interpretação restritiva do tipo penal, que afetam a tipicidade formal do fato. 
  d) Para a teoria do domínio do fato, autor é quem executa a ação típica, por conduta própria ou pela utilização de outro como instrumento de realização; também quem, mesmo não executando o fato típico em sentido estrito, participa da resolução criminosa, realizando parte necessária da execução do plano global. A teoria, partindo do conceito restritivo de autor, segue um critério objetivo-subjetivo. 
  e) Para a teoria finalista, ação é a conduta do homem, comissiva ou omissiva, dirigida a uma finalidade e desenvolvida sob o domínio da vontade do agente, razão pela qual não reputa criminosa a ação ocorrida em estado de inconsciência, como no caso de quem, durante o sono, sonhando estar em legítima defesa, esbofeteia e causa lesão corporal na pessoa que dorme ao seu lado. Para esta mesma teoria, a culpabilidade não é psicológica, nem psicológico-normativa. 

Comentário
Letra 'c' incorreta/gabarito. Os princípios da adequação social e da insignificância, sugeridos pela doutrina, servem de instrumentos de interpretação restritiva do tipo penal, que afetam a tipicidade formal material do fato.

A tipicidade material relaciona-se com os princípios da insignificância, adequação social, alteridade (veda a incriminação de conduta que não ofende nenhum bem jurídico) e lesividade/ofensividade.

-----------------------
7- IBEG 2016 PREF. TEIXEIRA DE FREITAS-BA PROCURADOR
O princípio da legalidade é uma garantia constitucional fundamental do homem: “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal” (CF/88, art. 5º, XXXIX e Código Penal, art. 1º). Sobre esse princípio, analise as assertivas abaixo e indique a incorreta.

  a) De acordo com a maioria da doutrina, há no princípio da legalidade embutidos dois princípios diferentes: o da reserva legal, reservando para o estrito campo da lei a existência do crime e sua correspondente pena e o da anterioridade, exigindo que a lei esteja em vigor no momento da prática da infração penal.
  b) O princípio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criação de crimes e penas pelos costumes.
  c) O Estado é a única fonte de produção do direito penal, já que compete privativamente à União legislar sobre normas gerais em matéria penal, ressaltando que, excepcionalmente, lei estadual (ou distrital) poderá tratar sobre questões específicas de Direito Penal, desde que permitido pela União por meio de lei complementar.
  d) O princípio da legalidade não se aplica às medidas de segurança, pois não possuem natureza de pena e a parte geral do Código Penal se refere apenas aos crimes e contravenções penais.
  e) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Comentário
Letra 'd' incorreta/gabarito. Medida de segurança tem natureza de pena, pois é sanção penal. Assim, o princípio da legalidade se aplica às medidas de segurança, sendo que o art. 1º do CP estabelece que não há pena sem prévia cominação legal.

-----------------------
8- CESPE 2015 TJ-DFT ANALISTA JUDICIÁRIO
No Código Penal, a exposição de motivos é exemplo de interpretação autêntica, pois é realizada no próprio texto legal.
 Certo Errado

Comentário
Errado. 
- A exposição de motivos do CP é exemplo de interpretação doutrinária ou científica
- A exposição de motivos do CPP é exemplo de interpretação autêntica ou legislativa









(q. 40)
-----------------------
Referências 
QCONCURSOS. Questões de ConcursoQConcursos. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-penal/nocoes-fundamentais/principios-limitadores-do-poder-punitivo-estatal> Acesso em: 12 jun 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário